Sinusite crônica
Sinusite crônica

É um processo de inflamação dos seios paranasais , com duração maior que 12 semanas. Esses seios são cavidades cheias de ar, localizadas ao redor do nariz, dos olhos e crânio e são revestidos por uma mucosa que produz muco. Os seios paranasais, quando estão bloqueados, seja por edema de mucosa ou fibrose, causam ao acúmulo de muco e à proliferação de bactérias, vírus e fungos, o que resulta em sintomas de sinusite. Uma informação importante é que nem todos os pacientes apresentam infecção bacteriana, em todos os momentos.
Sintomas da sinusite crônica
Os sintomas incluem congestão nasal, dor facial ou pressão, secreção nasal espessa, perda do olfato, tosse, fadiga e dor de cabeça. Esses sintomas podem ser persistentes e geralmente impactam significativamente na qualidade de vida do paciente. Além disso, a sinusite crônica pode levar a complicações, como infecções recorrentes, pólipos nasais e até mesmo problemas mais graves, como infecções oculares, meningite, outras infecções intracranianas graves, embora esses casos sejam raros.
E quais são as causas?
As causas da sinusite crônica podem ser variadas, incluindo infecções virais, bacterianas ou fúngicas, alergias, pólipos nasais, entre outros. Fatores de risco incluem tabagismo, exposição a poluentes ambientais, condições médicas como fibrose cística ou síndrome de imunodeficiência. É importante salientar que em muitos casos, é difícil identificar uma causa específica e provavelmente a sinusite crônica é causada pela combinação de várias causas.
Como eu sei se tenho sinusite crônica?
O diagnóstico da sinusite crônica é feito com base nos sintomas do paciente e exame físico, além de exames complementares com endoscopia nasal e tomografia computadorizada dos seios paranasais. O tratamento visa aliviar os sintomas, reduzir a inflamação e prevenir recorrências. Pode incluir o uso de corticosteroides nasais, lavagem nasal com soro fisiológico, antibióticos quando há indícios de infecção bacteriana.
E qual o tratamento?
Uma parcela importante dos pacientes não são responsivos ao tratamento medicamentoso e nesses casos, a cirurgia endoscópica nasal é uma opção para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O objetivo da cirurgia é remover pólipos (quando presentes) e desbloquear os seios paranasais obstruídos. Isso permite que o muco não fique preso no interior dos seios da face e tende a diminuir os sintomas e em muitos casos curar a doença. É importante consultar um otorrinolaringologista especialista em doenças nasais se você suspeitar de sinusite crônica para que o tratamento adequado possa ser iniciado.
Grupo de Rinologia do Hospital IPO.
+55 (41) 3094-5707/ 33141500/ 988665947