Pular para o conteúdo

Diferenças entre o resfriado comum, gripe, virose respiratória, sinusite aguda viral ou nasofaringite viral​

Diferenças entre o resfriado comum, gripe, virose respiratória, sinusite aguda viral ou nasofaringite viral

Uma condição extremamente comum em consultórios ou pronto-atendimentos é a condição chamada virose respiratória ou sinusite aguda viral. Como o próprio nome diz, trata-se de uma infecção viral que acomete as vias respiratórias, principalmente nariz e garganta, mas eventualmente traqueia, brônquios e pulmões. Podemos definir a gripe como infecção por influenza e resfriados como outros vírus (rinovírus, adenovírus, vírus respiratório sincicial, entre outros). E claro, não podemos esquecer o COVID-19, já que é também uma infecção viral que acomete as vias respiratórias.

E quando suspeitar de uma virose respiratória? O aparecimento de sintomas como dor de garganta, secreção nasal clara, nariz trancado, dor de cabeça, dor no corpo, tosse e eventualmente febre são sintomas sugestivos de infecção viral. O incômodo maior geralmente ocorre entre 2 a 3 dias após o primeiro sintoma e depois desse período, tende a ter uma regressão progressiva.

Como se trata de uma doença autolimitada, o vírus tende a ser eliminado em torno de 5 a 7 dias após o início dos sintomas. Por isso, seu tratamento tem como objetivo principal o alívio dos sintomas. Sendo assim, geralmente utilizamos anti-inflamatórios para controle da dor, analgésicos e antitérmicos para dor e febre, lavagem nasal para diminuir a congestão e tosse, descongestionantes orais e eventualmente expectorantes para alívio da tosse.

Algumas doenças se parecem com virose respiratória

1) Rinites: causam congestão nasal, espirros, coceira nasal e garganta, tosse, catarro nasal claro, mas sem febre e dor de garganta;

2) Amigdalite: dor de garganta intensa, febre, dor de cabeça, dor no corpo, porém, sem sintomas nasais;

3) Sinusite aguda bacteriana: nariz trancado, secreção amarelada, alteração de olfato, dor de cabeça, tosse. A sinusite bacteriana é uma complicação da virose respiratória e geralmente se inicia 5 a 10 dias após essa virose. (Se você quiser saber mais sobre sinusite, temos um post só sobre isso: https://drcassiootorrino.com.br/o-que-e-sinusite/)

Complicações das infecções virais

Além de sinusites bacterianas, as infecções virais respiratórias podem causar outras complicações:

1) Otite média aguda: dor no ouvido, febre e dificuldade para ouvir;

2) Traqueobronquite: tosse, catarro amarelado, com pouca dificuldade respiratória;

3) Pneumonia: tosse, catarro amarelado, falta de ar, mal-estar importante, febre. 

Dr. Cássio Iwamoto é otorrinolaringologista no Hospital IPO em Curitiba/PR, especializado em cirurgia nasal e dos seios da face.
Grupo de Rinologia do Hospital IPO.
Av. República Argentina, 2069 – Curitiba
+55 (41) 3094-5707/ 33141500/ 988665947