Obstrução nasal
Obstrução nasal - existe respiração normal?

O normal é o nariz ter uma alternância do fluxo nasal. Ora você respira bem de um lado, ora você respira melhor do outro, sempre respirando pelo nariz. Isso chamamos de ciclo nasal.
O principal sintoma do paciente que não respira bem pelo nariz é a sensação de nariz trancado. Mas muitas pessoas não estão sempre com o nariz sempre trancado. Elas têm o que chamamos obstrução nasal flutuante, com períodos em respiram bem pelo nariz e outros que não.
Alguns apenas sentem dificuldade quando se deitam ou quando praticam esportes. Por exemplo, se você tem desvio de septo para o lado esquerdo, você respirar tranquilamente quando se deita do lado esquerdo para baixo. Mas é bem possível que quando vire de lado, comece a respirar pela boca.
Obstrução nasal e respiração bucal
Respirar pela boca pode trazer consequências e sintomas que vão além da sensação de nariz trancado. Alguns pacientes têm sintomas leves e sutis enquanto outros tem sintomas severos. Uma consequência importante da respiração bucal é o prejuízo que causa na qualidade do sono.
Respiração bucal e qualidade do sono
E quais são os indícios que você não está respirando adequadamente pelo nariz durante o sono? O primeiro é não conseguir respirar pelo nariz quando se deita. Mas muitos têm sintomas mais sutis como trancar o nariz somente em determinada posição, acordar com a boca e lábios ressecados, dormir com um copo de água na cabeceira, babar no travesseiro, acordar algumas vezes durante a noite para fazer xixi, acordar cansado, parceiro reclamando do ronco.
Noite ruim: dia pior
E quando o sono é prejudicado, pode garantir que seu dia vai ser pior. Não consegue se concentrar, o desempenho escolar piora, aumenta o risco de acidentes de trânsito e trabalho, e o humor, fica muito prejudicado.
As principais causas de obstrução nasal são: desvio de septo, cornetos aumentados, sinusites, rinites e até tumores nasais. Portanto, sempre que apresentar obstrução nasal é aconselhado procurar um otorrinolaringologista.
Vale a pena usar descongestionante nasal?