Pular para o conteúdo

O que é sinusite?

Os seios paranasais

seios paranasais

Os seios da face são cavidades cheias de ar que estão ao redor do nariz (por isso são paranasais). 

Essas cavidades produzem muco que é drenado até o nariz e depois para a garganta.  Quando existe obstrução de drenagem dos seios paranasais, eles se inflamam e provocam o que chamamos de sinusite.

Mas o que é sinusite?

Sinusite é a inflamação dos seios da face.  Hoje, o termo mais correto é chamá-la de rinossinusite já que na maioria dos casos o nariz também está inflamado.

É muito provável que você conheça alguém que fale que tenha sinusite. 

Sintomas da sinusite

Devido a inflamação nasal associada, geralmente os pacientes com sinusite apresentam sintomas nasais. E quais são eles? 

Os principais e necessários para o diagnóstico são nariz trancado e catarro espesso ou amarelado, principalmente escorrendo para garganta. Dor na face ou na cabeça e alteração de olfato também são sintomas frequentes. Outros sintomas menos comuns são tosse, dor de garganta, dor de ouvido e rouquidão. 

Além dos sintomas nasais, muitas vezes precisamos de exames que confirmem o diagnóstico, como a endoscopia nasal ou em alguns casos a tomografia de seios da face.

Ter dor na face como sintoma isolado pode ser sinusite?

Uma situação muito comum é o paciente vir com a queixa de dor na face, mas sem sintomas nasais. Muitas vezes ele já tratou várias vezes com antibióticos, mas nunca fez nenhum exame. E aí, sem alteração no exame, não tem sinusite. Dor de cabeça sem sintomas nasais tem baixa probabilidade de sinusite.

Exames que ajudam no diagnóstico

A endoscopia nasal que pode demonstrar inchaço, secreção ou pólipos na fronteira entre o nariz e os seios da face.

Já a tomografia de seios da face consegue avaliar o interior dos seios e é muito importante caso a cirurgia seja necessária.

E a sinusite, é tão comum mesmo?

Antes de responder, tenho que explicar que temos 2 tipos de sinusite. Dividimos as sinusites em aguda e crônica pelo tempo de sintomas que o paciente apresenta. Um tempo menor de 3 meses, chamamos de sinusite aguda e acima de 3 meses sinusite crônica.

Sinusite aguda

A sinusite aguda geralmente ocorre geralmente 10 dias após um quadro inicial de gripe, resfriado ou Covid-19. Cerca de 2% dessas viroses se transformam em sinusite. Sabendo que as viroses são muito frequentes, é bem provável que você já tenha tido sinusite algum dia .  

Sinusite crônica

Já na sinusite crônica, os sintomas têm duração acima de 3 meses, quase que continuamente. O paciente tem poucos períodos sem sintomas. Sua prevalência, segunda a OMS, é de 5 a 12% da população mundial.

Podemos dizer que a sinusite crônica é comum, mas muito menos do que as pessoas imaginam – muitos dos que acham que tem sinusite, na realidade não tem.

Uma vez diagnosticada a sinusite crônica, iniciamos o tratamento clínico que é feito com antibióticos, corticóides nasais e lavagem nasal. Entretanto, uma proporção dos pacientes não tem uma resposta satisfatória. Nesses casos, a cirurgia de sinusite é oferecida, tendo como objetivo a cura ou maior controle da sinusite crônica. Nos casos sem cura completa, muitas vezes recomendamos tratamentos mais prolongados à base de lavagem nasal, corticóides e antibióticos. É importante salientar que os tratamentos são mais efetivos após a cirurgia pois os seios estão menos bloqueados. Alguns casos, principalmente as recidivas de polipose nasal, podem ser candidatos a tratamentos mais modernos, como os imunobiológicos.

Para o diagnóstico e tratamento adequado, procure um otorrinolaringologista especialista em doenças nasais.

Dr. Cássio Iwamoto é otorrinolaringologista no Hospital IPO em Curitiba/PR, especializado em cirurgia nasal e dos seios da face.
Grupo de Rinologia do Hospital IPO.
Av. República Argentina, 2069 – Curitiba
+55 (41) 3094-5707/ 33141500/ 988665947