Cirurgia para lacrimejamento (dacriocistorrinostomia)
Cirurgia para lacrimejamento (dacriocistorrinostomia)

Existem várias causas para lacrimejamento excessivo como conjuntivites, olho seco, blefarite, meibonite, úlcera de córnea, rinite alérgica e resfriados. Esses casos geralmente são auto-limitados ou são tratados clinicamente.
Mas existe uma condição crônica em que há dificuldade na drenagem de lágrima pelas pelo seu sistema de drenagem, o qual chamamos de obstrução de vias lacrimais. O paciente nota que a lágrima se acumula no olho, causando incômodo na visão. Além disso, a lágrima desce no rosto, fazendo com que ele sempre precise limpar o rosto. Mulheres sofrem mais pois inviabiliza o uso de maquiagem.
Drenagem da lágrima
O processo de drenagem da lágrima se inicia no canto interno do olho, em 2 pequenos orifícios que chamamos pontos lacrimais. Após isso, a lágrima percorre os canalículos superior e inferior, que se juntam em um canalículo comum e após o saco lacrimal, e por último o ducto nasolacrimal, o qual desemboca no nariz. Esse é motivo de ficarmos com o nariz úmido quando choramos.
Para o paciente com lacrimejamento excessivo, recomenda-se que ele realize uma avaliação com um oftalmologista para excluir causas não-obstrutivas (conjuntivites, úlceras de córnea e blefarites). Se nada for encontrado, recomendamos exames para avaliação das vias lacrimais.
O exame com mais confiável é a dacriocistografia, a qual injetamos uma pequena dose de contraste pelos pontos lacrimais nas pálpebras e após alguns segundos realizamos um raio-x no local. Outro exame é a dacriocintilografia, a qual pinga-se uma gota de tecnécio-99 e após realiza-se a medição.
Desobstrução cirúrgica do canal lacrimal
O tratamento de obstrução de vias lacrimais em adultos é exclusivamente cirúrgico e chama-se dacriocistorrinostomia. A técnica mais tradicional é através de uma incisão na pele entre o olho e o nariz. Hoje é muito pouco utilizada pois a técnica endoscópica nasal evita incisão na pele, menor risco de complicações e incômodo, além de menor tempo cirúrgico.
A técnica de dacriocistorrinostomia endoscópica consiste em fazer uma comunicação da drenagem da lágrima ao nível do saco lacrimal. Isso porque a obstrução da via de drenagem geralmente ocorre em um ponto logo abaixo. Após realizar essa comunicação, inserimos uma sonda de silicone que ajudara na cicatrização. A sonda é retirada em 3 meses.
Os pacientes com obstrução de vias lacrimais submetidos a cirurgia apresentam bons resultados. Entre 80 a 90% dos pacientes apresentam melhora significativa no lacrimejamento. O pós-operatório geralmente é tranquilo e com baixa taxa de complicação.
Grupo de Rinologia do Hospital IPO.
+55 (41) 3094-5707/ 33141500/ 988665947