Pular para o conteúdo

Quais cuidados devemos tomar antes da cirurgia de septo nasal ou de sinusite?

Quais cuidados devemos tomar antes da cirurgia de septo nasal ou de sinusite?

cuidados com o paciente

Embora as cirurgias para melhora da respiração (septoplastia e turbinoplastia) e sinusite (sinusectomia) sejam consideradas seguras, com baixo risco de complicação, rápida recuperação, alta no mesmo dia, pouco incômodo pós-operatório e alta taxa de sucesso, um cuidado adequado no pré-operatório é importante para que tudo transcorra da melhor maneira possível.

Isso se começa realizando os exames pré-operatórios e avaliação cardiológica quando necessários. Isso ajudará o anestesista a quantificar o risco com o procedimento.

Medicações que aumentam o risco de sangramento

Algumas medicações podem causar aumento de sangramento na cirurgia. Anti-inflamatórios, antiagregrantes e anticoagulantes devem ser suspensos alguns dias antes da cirurgia:

1) AAS e outros anti-inflamatórios: 7 dias;

2) Ginkgo biloba: 7 dias;

3) Clopidogrel e Warfarina: 5 dias;

4) Apixabana e rivaroxabana: 2 dias;

5) Enoxaparina: 1 dia.

Outras medicações e consulta pré anestésica

Medicações para controle de peso e diabetes como Ozempic e Saxenda podem causar estase gástrica e risco de aspiração pulmonar, e precisar ser suspensos 21 e 2 dias antes da cirurgia, respectivamente.

Mediações para pressão alta ou para outras doenças crônicas podem ser mantidas, inclusive no dia da cirurgia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu cirurgião ou anestesista.

Em pacientes com sinusite com polipose nasal, recomendamos o uso de corticóides nasal ou orais antes da cirurgia. Eles comprovadamente diminuem o tempo de cirurgia, diminuem o sangramento e melhoram a visibilidade na cirurgia.

 

Realizar a avaliação pré-anestésica é de suma importância. Nesse momento, o anestesista irá perguntar sobre doenças prévias e atuais, alergias, cirurgias prévias e suas complicações. Não se esqueça de trazer os exames solicitados pelo seu cirurgião.

No dia da cirurgia, lembre-se de fazer o jejum orientado pelo anestesista. Geralmente são 8 horas para alimentos e 3 horas para água em pequena quantidade. Além disso, nunca esqueça da tomografia de seios da face. Ela é muito importante e nos ajudará a realizar a cirurgia com maior segurança.

Realizando todos esses cuidados, a chance de sua experiência ser tranquila e com poucos percalços será maior. Além disso, aumentará as chances de sucesso com a cirurgia.

Dr. Cássio Iwamoto é otorrinolaringologista no Hospital IPO em Curitiba/PR, especializado em cirurgia nasal e dos seios da face.
Grupo de Rinologia do Hospital IPO.
Av. República Argentina, 2069 – Curitiba
+55 (41) 3094-5707/ 33141500/ 988665947