Tipos de rinite
Rinite
Rinite é uma das doenças nasais mais comuns.
Podemos definir com uma inflamação da mucosa no nariz, causando sintomas como obstrução nasal, espirros, coceira e secreção clara.
Segundo a OMS, 30 a 40% da população mundial apresenta rinite alérgica, com as taxas de prevalência aumentando nos últimos anos.
Existe a rinite alérgica, a não-alérgica e a rinite mista, que é a combinação da rinite alérgica e não-alérgica. Os sintomas são praticamente iguais entre esses 3 tipos de rinite, mas diferenciamos através da consulta clínica e de exames.
Nem toda rinite é alérgica, você sabia?
Na rinite alérgica desencadeada por ácaros, os sintomas pioram quando acontece exposição à poeira domiciliar. Se for alérgico a pólens, tende a piorar na primavera. Outras substância que podem desencadear rinite são epitélio de animais (pelos e microfragmentos da pele), fungos e baratas, sendo que muitos pacientes têm alergia a mais de uma substância.
Já na rinite não-alérgica, os sintomas são desencadeados por variação de temperatura, tempo seco, cheiros fortes (como produtos de limpeza e perfumes), poluição, cigarros e até fatores emocionais.
Mas qual a importância de saber se a rinite é alérgica ou não alérgica?
Em primeiro lugar, conhecendo os fatores desencadeantes, você pode prevenir melhor e ter menos sintomas.
Além disso, o tratamento pode mudar. Por exemplo, vacina para rinite funciona apenas para rinite alérgica e antialérgicos orais não funcionam para rinite não-alérgica.
É importante saber que a rinite pode coexistir com outras condições como sinusite e desvio de septo. Portanto, procure um otorrinolaringologista em caso de suspeita de rinite.
Grupo de Rinologia do Hospital IPO.
+55 (41) 3094-5707/ 33141500/ 988665947